quarta-feira, 3 de julho de 2013

Experiência: Voluntária da Copa das Confederações Parte 1


Primeiro, eu sei no que você deve estar pensando. Foi trabalhar de graça! Se quer ser voluntária vai para uma creche! ferres-se a copa #vemprarua!. Gostaria de dar a minha resposta antes de contar como foi. Olhei o significado da palavra em alguns lugares só para mostra a você "É uma prestação de serviços, sem remuneração, é também doação, ou mão na massa" "feito ou realizado por livre e espontânea vontade". Logo como você pode perceber, não tem nada que diga que tem que ser um trabalho social (caso se pergunte também já fiz trabalho social). 

Resolvi ser por alguns motivos, o primeiro de todos: QUERIA ME DIVERTIR, e consegui, fiz muitos amigos dos quais alguns tenho certeza que vou manter, conheci pessoas que eu tenho a ABSOLUTA CERTEZA que se não fosse lá eu jamais conheceria, tive oportunidade de sair da minha zona de conforto e trabalhar com pessoas novas, em uma área que jamais sonhei. Passei por um processo seletivo muito concorrido, creio que pior que vestibular. E mais uma coisa que o dinheiro não compra: A EXPERIÊNCIA. Com certeza se fosse pago eu não iria, acho muito mais valido você tirar a BUNDA DA CADEIRA para trabalhar sem ser pago.

Para encerrar, não é porque estamos sendo voluntários que não apoiamos as manifestações. Eles fizeram uma escolha, eu fiz a minha então RESPEITE A MINHA ESCOLHA ASSIM COMO EU RESPEITO A SUA!
EU SOU VOLUNTÁRIA DA FIFA E APOIO A MANIFESTAÇÃO!


Bom após esclarecer algumas coisa, eu posso finalmente contar como foi

Em agosto do ano passado eu ouvi uma chamada no jornal falado das inscrições para voluntários da Copa das Confederações, estava de bobeira no computador e aproveite para fazer a minha. Lá você fazia um mini currículo e colocava três opções de possíveis áreas de trabalho (eu coloquei competições, aeroporto e mídia) tudo com que não tive contato, podia ter colocado proteção ao meio ambiente (que tem mais a ver com minha graduação de Eng. Ambiental e Sanitária), mas eu queria algo fora da minha zona de conforto. Passamos por treinamentos online, dinâmica de grupo (onde tive o primeiro contato com pessoas que poderiam vir a trabalhar comigo), mais treinamento online, entrevista presencial, fiz a minha escala de disponibilidade até que finalmente fui aceita, juro chorei de felicidade (posso parecer besta, mas é tão bom quando você consegue algo que passou a querer muito). 

Ai que a agonia começou, procurei no facebook grupos de voluntários acabei achando vários e entrei em 2 de Salvador e em 2 gerais, logo no grupo tive a felicidade de ver que algumas pessoas que fizeram a dinâmica de grupo também passaram, pude tirar muitas duvidas  e vibrar a cada noticia nova e especular sobre o uniforme. Fiquei super agoniada para pegar minha roupa e fazer a minha credencial.

Então finalmente o dia esperado, o dia do treinamento presencial. Pude ver algumas das pessoas que conheci no grupo no facebook, fizemos uma amigo secreto de chocolate no primeiro dia, tiramos várias fotos em todos os dois dias, conheci pessoas da mesma área que a minha e de formações profissionais completamente distintas. No segundo dia pagamos mico dançando na frente dos outros voluntários (só porque estávamos dançando sentados na cadeira para espantar o sono, pelo menos foi o meu motivo) e de membro do COL (coordenadores de organização local) que estavam nos dando o treinamento lógico que tiraram várias fotos e filmaram.




Depois disso fique marcada, tudo que era para zuar colocavam meu nome no meio, fizemos uma vista em todas as área que poderíamos vir a atuar na Fonte Nova, fiquei em STS (Serviço ao espectador), então aprendemos sobre localização dos acentos, onde indicar o melhor acesso ao publico ao local da arquibancada, indicar o publico ao melhor lugar do M&B (que são aquelas coisinhas onde colocamos as mochilas em aeroportos) e os portais (detectores de metal), também como organizar as filas do banheiro e de comida. Onde eu iria atuar só seria definido no dia do jogo.


Passado isso era só esperar os Best Day (Melhor dia- Dia de jogo).Os lideres de STS receberam treinamento alguns dias antes do primeiro jogo, nesse dia foi dividido a área de atuação de cada líder e sua equipe (formada no dia do primeiro jogo), para identificação de cada equipe, os lideres receberam nomes de países e suas áreas de atuação, bem como uma pasta com algumas informações especificas da área. Fiquei na equipe México, responsável pelo lado leste dos vomitórios (odeio esses nome, mas é o correto para aquele corredorzinho de acesso as arquibancadas) 205 a 213. Bem a princípio tive alguns problemas com a identificação dos locais, errei algumas vezes mas consertei tudo depois. Nós voluntários não apenas contávamos com o apoio do líder, também tínhamos um membro do COL nos dando suporte o tempo todo, o líder possui um radio que informa se alguma área está com problema, se ouve problema com o ingresso de algum torcedor....


Bxus Beca

Nenhum comentário:

Postar um comentário